Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Educação

Início do conteúdo

Técnico em Eletromecânica

O Técnico em Eletromecânica será habilitado para:

Planejar, controlar e executar a instalação, a manutenção e a entrega técnica de máquinas e equipamentos eletromecânicos industriais, considerando as normas, os padrões e os requisitos técnicos de qualidade, saúde e segurança e de meio ambiente.

Elaborar projetos de produtos relacionados a máquinas e equipamentos eletromecânicos especificando materiais para construção mecânica e elétrica por meio de técnicas de usinagem e soldagem.

Realizar inspeção visual, dimensional e testes em sistemas, instrumentos, equipamentos eletromecânicos, pneumáticos e hidráulicos de máquinas.

Reconhecer tecnologias inovadoras presentes no segmento visando a atender às transformações digitais na sociedade.

Para atuação como Técnico em Eletromecânica, são fundamentais:

Conhecimentos e saberes relacionados aos processos de planejamento, produção e manutenção de equipamentos eletromecânicos de modo a assegurar a saúde e a segurança dos trabalhadores e dos usuários.

Conhecimentos e saberes relacionados à sustentabilidade do processo produtivo, às técnicas e aos processos de produção, às normas técnicas, à liderança de equipes, à solução de problemas técnicos e trabalhistas e à gestão de conflitos.

Campo de atuação:

Indústrias com linhas de produção automatizadas, aeroespaciais, automobilística, metalmecânica e plástico.

Empresas de manutenção e reparos eletromecânicos, que atuam na instalação, manutenção, comercialização e utilização de equipamentos e sistemas eletromecânicos.

Carga horária: A partir de 1200 horas.

Escolas:

Escola Estadual Frederico Guilherme Schmidt - São Leopoldo

Instituto de Educação Estadual Miguel Calmon - Salto do Jacuí

Escola Estadual Águia de Haia - Três Passos

Escola Estadual Bernardina Rodrigues Padilha - Vacaria

Secretaria da Educação