Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Educação

Início do conteúdo

Técnico em Mecânica

O Técnico em Mecânica será habilitado para:

Programar, controlar e executar processos de fabricação mecânica para máquinas e equipamentos mecânicos atendendo às normas e aos padrões técnicos de qualidade, saúde e segurança e de meio ambiente.

Planejar, aplicar e controlar procedimentos de instalação, de manutenção e inspeção mecânica de máquinas e equipamentos.

Elaborar projetos de produtos relacionados a máquinas e equipamentos mecânicos especificando materiais para construção mecânica por meio de técnicas de usinagem, soldagem e conformação mecânica.

Realizar inspeção visual, dimensional e testes em sistemas, instrumentos e equipamentos mecânicos, pneumáticos, hidráulicos e eletromecânicos de máquinas.

Reconhecer tecnologias inovadoras presentes no segmento visando a atender às transformações digitais na sociedade.

Para atuação como Técnico em Mecânica, são fundamentais:

Conhecimentos e saberes relacionados aos processos de planejamento, produção e manutenção de equipamentos mecânicos de modo a assegurar a saúde e a segurança dos trabalhadores e dos usuários.

Conhecimentos e saberes relacionados à sustentabilidade do processo produtivo, às técnicas e aos processos de produção, às normas técnicas, à liderança de equipes, à solução de problemas técnicos e trabalhistas e à gestão de conflitos.

Campo de atuação:

Indústrias de alimentos e bebidas, de instrumentos médico-hospitalares, têxteis, de artigos de borracha e plástico, de produtos químicos, metalmecânica, de máquinas e equipamentos, aeroespaciais, automobilística e de instrumentos de medida

Carga horária: A partir de 1200 horas.

Escolas:

Escola Técnica Estadual Parobé - Porto Alegre

Escola Técnica Estadual Monteiro Lobato CIMOL - Taquara

Escola Técnica Estadual Caxias do Sul - Caxias do Sul

Escola Estadual Frei Plácido - Bagé

Escola Técnica Presidente Getúlio Vargas - Santo Ângelo

Colégio Estadual Haidée Tedesco Reali - Erechim

Escola Estadual Pedro Meinerz - Santa Rosa

Escola Técnica 25 de Julho - Ijuí

Instituto de Educação Estadual São Francisco Solano - Não-Me-Toque

Secretaria da Educação