Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Educação

Início do conteúdo

Seminário mobiliza mais de 2,3 mil diretores e encerra ciclo de formações em Porto Alegre

Encontro alinhou metas, prioridades e práticas de gestão para o ano letivo de 2026.

Publicação:

Durante os dois dias de evento na Unisinos, a Seduc contou com cerca de 70 formadores.
Durante os dois dias de evento na Unisinos, a Seduc contou com cerca de 70 formadores. - Foto: Cainan Silva

Com o tema “O Direito à Educação se concretiza na aprendizagem”, a Secretaria da Educação (Seduc) concluiu, nesta quinta-feira (5), o Seminário Líderes Transformadores, que ao longo da semana reuniu cerca de 2,3 mil diretores de escolas estaduais em Porto Alegre. As atividades ocorreram na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) e no Auditório Araújo Vianna, com foco no alinhamento das prioridades, metas e práticas de gestão que irão orientar o ano letivo de 2026 em toda a Rede Estadual.

O Seminário reuniu diretores de todas as escolas da rede estadual.
O Seminário reuniu diretores de todas as escolas da rede estadual. - Foto: Mariana Gomes

Nos dois dias de formações realizados na Unisinos, os diretores participaram de atividades em grupo com formadores da Seduc, em momentos de escuta, dinâmicas e debates sobre governança da educação, organização da gestão escolar e a compreensão do conhecimento como base da cidadania e da aprendizagem dos estudantes.

Espaço de troca, escuta e soluções

O seminário também promoveu reflexões sobre o papel do diretor escolar como liderança estratégica, diante dos desafios da gestão de pessoas, das demandas administrativas e da condução dos processos pedagógicos, além de reforçar as atribuições da equipe diretiva no cotidiano das escolas.

Todos os diretores receberam o Protocolo de Implementação da Governança da Educação.
Todos os diretores receberam o Protocolo de Implementação da Governança da Educação. - Foto: Cainan Silva

“Apresentamos aos mais de 2.300 diretores da rede os protocolos de implementação da governança da educação do Estado do Rio Grande do Sul, construídos em parceria com o Instituto Unibanco e que são instrumentos de apoio para os diretores qualificarem a gestão das escolas da rede estadual. Por isso, esse é um momento de muita qualidade e repleto de contribuições para a educação do Rio Grande do Sul”, destacou a coordenadora do Núcleo de Governança da Educação, Gabriela Costa.

Para a diretora Cristiane Roquete, da Escola Estadual Padre Ângelo Bartelle, de Rosário do Sul (19ª CRE – Santana do Livramento), o evento representa atualização e fortalecimento da gestão escolar. “São muitas informações sobre como agir, como utilizar os índices a favor da melhoria dos processos. Além disso, é um momento de convivência com colegas, de compartilhar experiências e perceber que não estamos sozinhos nas demandas. A gente sai daqui levando soluções para as nossas escolas”, destacou.

O diretor Vinícius Montano, da Escola Estadual de Ensino Médio Silva Gama, em Rio Grande (18ª CRE), destacou a relevância das trocas com os colegas e o esclarecimento de dúvidas com os formadores da Seduc. “Esse é o segundo ano que participo e vem muito ao encontro do que a gente necessita. Além da formação dos palestrantes, existe a troca entre colegas e a oportunidade de expor nossas angústias e necessidades. Ter alguém da Seduc na sala faz muita diferença, porque já podemos receber orientações oficiais sobre situações do nosso cotidiano. Essa troca tem sido fantástica”, pontuou.

Já o diretor Augusto de Jesus da Silva, do Neeja Paulo Freire, em Soledade (25ª CRE), ressaltou o impacto direto das formações no trabalho com as equipes escolares. “Esse momento é muito importante como aprendizado, para que possamos levar essas orientações ao grupo de professores na escola e aproveitar ao máximo o que é possível aplicar. A expectativa para este ano letivo é ótima, de que possamos desenvolver bons projetos e um excelente trabalho em equipe”, ressaltou.

A secretária adjunta da Educação, Stefanie Eskereski, finalizou o seminário com os formadores que trabalharam no evento.
A secretária adjunta da Educação, Stefanie Eskereski, finalizou o seminário com os formadores que trabalharam no evento. - Foto: Cainan Silva

Ao final das formações, a secretária adjunta da Educação, Stefanie Eskereski, reuniu-se com os formadores responsáveis pelas atividades ao longo da semana para a entrega de certificados e reforçar a importância do papel de cada um na qualificação da gestão das escolas da Rede Estadual. “Nada disso seria possível sem vocês. Levar esse conteúdo, apropriar-se dos protocolos e transmitir isso aos diretores, em tão pouco tempo, é um desafio enorme. O que estamos construindo é uma forma mais integrada de gestão, para que possamos ter uma visão de rede. E isso só acontece porque vocês tornaram essa formação possível”, frisou.

A secretária também destacou que os avanços já percebidos nos resultados educacionais do último ano estão diretamente relacionados ao investimento em formação e governança, reforçando que o trabalho conjunto seguirá sendo prioridade ao longo de 2026.

Secretaria da Educação