Programa de parceria do governo do RS beneficia escola com plataforma de acessibilidade

Infraestrutura vai beneficiar 150 alunos com deficiência da Escola João Prataviera, de Caxias do Sul

Doação foi feita por intermédio do Círculo de Pais e Mestres (CPM),no valor de R$ 26.500,o que inclui a instalação da plataforma
Doação foi feita por intermédio do Círculo de Pais e Mestres no valor de R$ 26.500, o que inclui a instalação da plataforma - Foto: Divulgação Seduc

Buscando adaptar a acessibilidade para atender a alunos cadeirantes e com mobilidade reduzida, melhorando a infraestrutura e qualificando o ambiente, a Escola Estadual Especial João Prataviera, de Caxias do Sul, recebeu uma Plataforma de Acessibilidade, por meio do “Programa Escola Melhor, Sociedade Melhor”, do Departamento de Articulação com os Municípios (DAM), da Secretaria Estadual de Educação.

A doação foi feita por intermédio do Círculo de Pais e Mestres (CPM), no valor de R$ 26.500, o que inclui a instalação da plataforma, firmada pelo Termo de Cooperação e oficializada pelo governo estadual. A instituição presta atendimento a alunos com necessidades educativas especiais na área de deficiência intelectual e múltiplos, distribuídos em dois turnos, manhã e tarde, sendo atendidos em média 150 alunos em classes de níveis e de oficinas pedagógicas.

“Tínhamos a necessidade da implantação de uma Plataforma de Acessibilidade para atender aos alunos cadeirantes e com mobilidade reduzida. Isso vai possibilitar aos estudantes a possibilidade de estarem em diferentes ambientes da escola com mais agilidade. Assim, é possível que eles desfrutem dos diversos espaços, favorecendo sua evolução e crescimento, com melhor qualidade de vida”, afirma a diretora da escola, Irene Maria Boeira.

A coordenadora do “Escola Melhor, Sociedade Melhor”, Dinalva Mendonça, destaca a importância da adesão das escolas ao programa, para que a comunidade escolar se beneficie das parcerias. “A assinatura e a apresentação do Termo de Cooperação são essenciais para que projetos como este possam se desenvolver e beneficiar a sociedade”, ressalta. A devida regularização do recebimento dos recursos é uma garantia de legalidade do procedimento e pode ser feita de forma totalmente online.

Como a escola pode participar do Programa “Escola Melhor, Sociedade Melhor”?

A direção deve apresentar a ideia aos professores, pais e alunos, por meio do Conselho Escolar. Aprovada a proposta, a direção deve preencher o Termo de Adesão. Por fim, basta acessar o sistema ISE (na aba Escola Melhor), da Secretaria de Educação do RS, e manifestar interesse em participar do Programa, clicando na opção SIM. Após esse procedimento, a escola deverá inserir o Termo de Adesão e o Plano de Necessidades nos espaços indicados.

Mais informações podem ser obtidas através do telefone: (51) 3288-4806 ou pelo link Escola Melhor.

Poncho Verde recebe 30 computadores por meio do Programa Escola Melhor
Escola Melhor realiza formação em Santa Cruz do Sul